Quixadá: O açude Pedras Brancas, atualmente responsável pelo abastecimento do município de Quixadá, detém atualmente seu melhor nível de acúmulo de água em 11 anos. Até este domingo (5) o reservatório registrou 162,14 mil metros cúbicos, o que corresponde a quase 36% de sua capacidade total.
A última vez que o Pedras Brancas viu a água chegar a um nível semelhante foi em setembro de 2013. Naquele ano o açude marcou o mesmo percentual de agora, conforme dados do Portal Hidrológico do Ceará, sistema de monitoramento mantido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Nos últimos anos, o Pedras Brancas viveu sua maior agonia. Os níveis de água que já vinham em queda desde 2013, chegaram a um ponto crítico em 2018, mas logo houve uma pequena recuperação por conta das chuvas. Não demorou muito e a necessidade do povo por água, frente ao baixo acúmulo, fez o açude ir secando novamente.
Durante a pandemia da Covid-19, nos anos 2020 e 2021 o reservatório praticamente secou, e chegou a pouco mais de 3% de sua capacidade total. Àquela altura, mesmo com um percentual tão baixo, o Pedras Brancas continuava dando suporte de abastecimento ao município de Quixeramobim. Foi só a partir do ano passado que esse cenário mudou.
Desde fevereiro deste ano e até o último domingo, o açude vem ganhando mais água do que perdendo, todos os dias. Apesar das chuvas começarem a dar sinais do fim, o açude continua recebendo aportes. Com o nível mais elevado, a pesca voltou a ser uma atividade econômica no distrito de Pedras Brancas, que geograficamente, pertence a Banabuiú.