O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou a troca no comando da Secretaria da Segurança Pública do estado. Sai o então titular Samuel Elânio, e assume o cargo, o delegado da Polícia Federal, Roberto Sá. A troca foi informada por Elmano nesta segunda-feira (27) através de suas redes sociais.
“Informo aos cearenses mudança no comando da pasta da Segurança Pública do Estado. Assume como secretário o Delegado da Polícia Federal, Roberto Sá. Ele substitui o delegado Samuel Elânio, a quem agradeço pela dedicação e trabalho realizado”, disse o governador.
Nos bastidores, uma fala de Samuel Elânio sobre o número de homicídios nos últimos meses, repercutiu de forma negativa. Ele disse em uma entrevista que o aumento no número de mortes no estado era considerado razoável.
A fala pegou mal para a pasta e respingou no governo de Elmano. Não há indicativo de que esse tenha sido o real motivo, já que o governador não tratou da razão pela troca do comanto da pasta, em sua postagem.
De janeiro a maio deste ano o número de homicídios no Ceará cresceu 20%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.139 homicídios registrados no quadrimestre, contra 947 mortes violentas no mesmo período de 2023, segundo dados da SSPDS.