Quixadá: Uma central que vai funcionar como referência municipal para o trabalho de reciclagem, deve ser construída em Quixadá. A obra terá um investimento de quase R$ 400 mil e as obras da primeira etapa devem começar em breve.
A ordem de serviço foi assinada para o início dos trabalhos de construção da Central Municipal de Resíduos, foi assinado essa semana pelo prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, que também é presidente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão Central (Conserce).
A Central Municipal será construída no bairro São João e contará com a participação do Conserce, que assiste às iniciativas de desenvolvimento sustentável e de coleta e reciclagem dos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga.
Quando estiver operando, a Central vai evitar que os materiais reciclados sejam destinados ao lixão da cidade, o que ocorre até hoje. O valor da obra é de R$ 382 milhões e a primeira etapa deve ficar pronta em três meses, a contar do início dos trabalhos.
Uma das principais metas é a implantação da coleta seletiva porta a porta, em Quixadá. Os materiais coletados serão encaminhados para a central, proporcionando um ambiente mais adequado para os catadores e contribuindo para a preservação do meio ambiente.