Mais de 50 açudes estão sangrando no Ceará e número continua crescendo

compartilhar no:
Açude Umari, em Madalena: sangria após 11 anos (Foto: reprodução)

Graças as boas chuvas que estão garantindo bons aportes, o número de açudes sangrando no Ceará não para de crescer. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) 52 açudes estão sangrando na manhã desta segunda-feira (8).

O volume de água que chega aos reservatórios é tão significativo, que para se ter uma ideia, oo início do dia quando esse texto começou a ser produzido, eram apenas 50 açudes sangrando. Ás 10h, dois novos reservatórios tiveram a sangria confirmada e o total subiu para 52.

Segundo a Cogerh, que monitora os 156 açudes oficiais do Ceará, 14 outros reservatórios estão com o nível acumulado superior a 90%. Isso significa que a depender de novos aportes, ou de mais chuvas nos próximos dias, eles podem sangrar a qualquer momento.

A relação do sertanejo cearense com o inverno é de tanto sofrimento, que quando um açude sangra vira sinônimo de festa e alegria em uma cidade. Em Madalena, por exemplo, o reservatório Umari sangrou pela primeira vez em mais de uma década, e se tornou o ponto turístico da cidade nos últimos dias.

Em Quixeramobim a ponte da barragem voltou a ser local de encontro de famílias e turistas, que foram ver o espetáculo das águas. O açude homônimo voltou a sangrar este ano e até o último domingo, vertia água com uma lâmina de 30 centímetros no sangradouro.