Ibaretama foi município do Sertão Central onde mais choveu no primeiro trimestre

compartilhar no:
Registro de chuva em Ibaretama (Foto: Facebook reprodução/Arquivo)

Região Central: Ibaretama foi a cidade que mais choveu no Sertão Central no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os outros 17 municípios que compõem a região. Os dados foram confirmados pelo Revista Central com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

De janeiro a março o volume de água observado em Ibaretama foi de 668,8mm, quando a média histórica esperada para o período é de apenas 370 mm. Houve um desvio positivo de 80,7%, segundo os cálculos da Funceme.

Entre todos os municípios do Ceará, Ibaretama fica na quinta posição na relação dos que mais choveram no trimestre de janeiro a março deste ano. Barroquinha, com 1.602 mm, Caucaia, com 1.156 mm, Camocim, com 1.159, aparecem em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

No outro extremo dessa conta estão os municípios onde menos choveu, e Ibicuitinga aparece como o que teve o menor acumulado de chuva, entre todos da região. Enquanto o esperado para o trimestre era de 338,5 mm, o observado foi de apenas 355mm, uma diferença de apenas 4,9%.

Conforme o Revista Central mostrou nesta quarta-feira (10), o volume de água em Quixadá no bimestre fevereiro/março foi 68% superior o que era esperado. No Ceará como um todo, as chuvas foram bem expressivas, tanto que a Funceme alterou seu prognóstico e definiu que as chuvas aguardadas de abril a junho, devem ser dentro da média.