A partir de hoje (22)os cearenses podem comemorar a redução média de 2,81% nas contas de energia elétrica. Aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as novas tarifas trazem alívio no bolso dos consumidores, sendo que, especificamente para os clientes residenciais, o reajuste foi negativo em 3,10%.
Para os consumidores de baixa tensão, que inclui residências, áreas rurais, comércio, serviços, poder público e iluminação pública, o impacto será de -3,03%. Já os clientes de alta tensão, como a Indústria, terão uma redução de 2,10% em suas contas. A distribuidora Enel Ceará, que atende mais de 4,4 mil clientes no estado, comemora a redução que entra em vigor no aniversário do contrato.
Essa queda nas tarifas de energia é justificada pelo reajuste dos custos de aquisição de energia (-8,27%) e distribuição (-2,41%), além da variação negativa do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses, de -4,63%. A parcela repassada à distribuidora também teve redução média de 2,41%, contribuindo para a diminuição do valor final das tarifas. A Enel destaca que parte dos custos das contas, como impostos e encargos setoriais, não é gerenciada pela empresa, sendo definida pela regulação da Aneel.