Vale do Jaguaribe: O município de Morada Nova está praticamente alagado. De acordo com balanço do Governo do Ceará, cerca de 1.000 famílias foram afetadas pelas fortes chuvas, e pelo menos 150 pessoas estão desalojadas.
Os problemas tiveram início desde o último fim de semana. Conforme as informações da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) foram 38 mm de chuva no último sábado (20) e mais 62,5 no domingo (21). A rigor, nem é tanta água assim, mas foi o suficiente para trazer uma série de problemas.
Em bairros no Centro do município, a água entrou nas casas com mais força, e obrigou que os moradores deixassem o local. Algumas famílias precisaram contar com a ajuda de tratores do município, para retirar os móveis de dentro das residências.
Transporte e telefonia estão interrompidos em Morada Nova. As famílias que precisaram deixar suas casas, foram levadas para abrigos públicos. A Defesa Civil atua no município desde o fim de semana, garantindo suporte e doando mantimentos e suprimentos aos prejudicados.
Os problemas de alagamentos em Morada Nova não são uma novidade. A cidade fica numa região geográfica baixa, logo, o escoamento da água se torna uma tarefa difícil. Em 2003, quando o açude Banabuiú sangrou, alguns bairros da cidade ficaram totalmente alagados.
Nesta segunda-feira (22) o governador do Ceará, Elmano de Freitas visitou Morada Nova acompanhado de autoridades. Elmano prestou solidariedade às famílias e anunciou de imediato reforço no apoio às ações emergenciais. “Quero dizer às famílias que neste momento estão passando dificuldades que, além da ajuda da Prefeitura, ainda hoje chegarão mais de cinco toneladas de alimentos, bem como colchonetes e outros mantimentos para ajudar. Além do programa municipal, o Estado ajudará para pagar o aluguel social dessas famílias”, garantiu.