O Ceará entrou para o mês de abril com um total de 36 açudes sangrando. As informações foram confirmadas na manhã desta terça-feira (2), pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Outros 17 estão com volume superior a 90% e podem sangrar a qualquer momento.
Desde o último sábado, 30, os açudes Ema (Iracema), Fogareiro (Quixeramobim), Itapebussu (Maranguape), Rosário (Lavras da Mangabeira) e São José I (Boa Viagem) foram os últimos a atingirem a capacidade máxima.
O Fogareiro começou sua sangria nesta segunda-feira (1º) com uma lâmina de dois centímetros. As águas vão para o Açude Quixeramobim, elevando as chances do reservatório principal do município também atingir a cota máxima.
Outro açude que passou a sangrar roi o João Silva Guerra, em Itatira. Nesta segunda ele atingiu a cota máxima. O açude é o responspavel pelo abastecimento do distrito de Lagoa do Mato, na zona rural de Itatira.
De acordo com o monitoramento da Cogerh, o aporte de água aos açudes cearense se dá, principalmente, no trimestre março, abril e maio, sendo o mês de abril o que historicamente registra maior volume aportado.