Quixadá: O bispo italiano que transformou a história de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, completa 94 anos de vida. Na manhã deste sábado (27), o bispo diocesano Dom Aurélio Pinto de Sousa, esteve na Maternidade Jesus Maria e José para Celebração da Santa missa em Ação de Graças pelo aniversário natalício do bispo.
Dom Adélio José Tomasin é de origem italiana da província de Vicenza, foi naquele país onde ele deu os primeiros passos de sua vida religiosa. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1962, mas voltaria para o exterior logo em seguida. Só voltaria para residir em solo brasileiro em 84.
Em 1988 ele se ordenaria Bispo. O que poucos sabem é que Dom Adélio chegou à Quixadá por acaso, para ocupar a Sé Vacante. O cargo ficou vago depois que Dom Rufino foi transferido para a Diocese da Paraíba e Adélio nomeado para ocupar o cargo diocesano.
Por aqui, Dom Adélio promoveu mudanças e ajudou a transformar em Quixadá. Fundou casa de acolhimento para dependentes químicos, uma rádio, escola, abrigo de idosos e o famoso Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Por sua dedicação e suas obras, ficou conhecido como o bem feitor de Quixadá.