15 de abril é feriado em Quixeramobim: entenda como surgiu o Dia do Evangélico

compartilhar no:
Centro de Quixeramobim (Foto: arquivo RC)

Quixeramobim: este município do Sertão Central cearense comemora nesta segunda-feira (15) o Dia do Evangélico. Em função da comemoração da data, o dia é considerado feriado municipal sem funcionamento de repartições públicas e serviços municipais.

Escolas e serviços administrativos da Prefeitura de Quixeramobim não funcionam hoje. Desde o ano de 2011, quando a lei foi sancionada pelo então prefeito Edimilson Correia, Quixeramobim comemora o Dia do Evangélico no dia 15 de abril.

Haverá uma programação especial hoje, com um show do cantor gospel Marquinhos Gomes, considerado um dos mais célebres nomes da música gospel nacional. A atração começa a partir das 18h30, na Praça da Juventude, no antigo CSU.

Sem conhecer a realidade local, muitas pessoas de outros municípios acabam se questionando porquê é feriado em Quixeramobim, mas em outras cidades, não. A medida na terra de Antônio Conselheiro foi articulada por meio de um projeto de lei da Câmara de Vereadores, e sancionado pelo prefeito em 2011.

O que ninguém sabe, em definitivo, é a razão da escolha pelo 15 de novembro para comemorar o dia do evangélico. Em outros estados é comemorado em outras datas. Em Rondônia, por exemplo, é comemorado no dia 18 de junho. Em Cuiabá, é celebrado no dia 31 de agosto.

Em 2010 a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o Dia do Evangélico. O presidente Lula, que estava no cargo na época, definiu a comemoração no dia 30 de novembro, mas não definiu que seria ponto facultativo ou feriado.