
Sertões de Canindé: O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) lança, no próximo dia 4 de abril, a obra “Explosões Conservadoras: atentados da extrema direita na abertura da ditadura civil-militar (1980-82)”, de autoria do professor Airton de Farias.
Na obra, o historiador Airton de Farias parte do estudo do grupo terrorista cearense Movimento Anticomunista (MAC) para investigar a atuação da extrema-direita no contexto do apagar das luzes da ditadura no Brasil. Dentre os pontos de análise, estão os modos de agir e pensar, as representações, as formas de estar no mundo e as redes de sociabilidade tecidas por tais grupos no período.
A publicação independente é resultado da pesquisa de pós-doutorado do professor Airton de Farias na Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a supervisão da professora Ana Rita Fonteles Duarte.
O campus de Canindé do IFCE aproveita a oportunidade do lançamento da obra no dia 4 de abril para discutir os 60 anos do golpe de 64 no Brasil.
No período da manhã, será exibido um filme com a temática da ditadura militar brasileira, seguido por um debate coordenado pelo professor Airton de Farias. A tarde será destinada às discussões e aos autógrafos de “Explosões Conservadoras: atentados da extrema direita na abertura da ditadura civil-militar (1980-82).”