Quixeramobim: O açude que leva o nome deste município, um dos maiores da Bacia do Banabuiú na região do Sertão Central do Ceará, está prestes a sangrar novamente. De acordo com a última cota de medição da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), está restando apenas 83 centímetros para o reservatório voltar a verter água novamente.
Graças às chuvas dos últimos dias o Quixeramobim tem recebido bons aportes. Somente nas últimas 24 horas o açude receber o equivalente a três centímetros de água nova. Atualmente ele está com uma cota de 101,17 metros, o que representa 75,11% de toda a sua capacidade.
A população tem aguardado com bastante expectativa o retorno da sangria do Quixeramobim, e apesar das previsões indicadas por órgãos de meteorologia do estado sobre as poucas condições favoráveis de chuvas, as precipitações na região fizeram o reservatório receber boas recargas, fato que tem aumentado a esperança da população. Até a transmissão ao vivo, realizada da parede do açude, voltou a ser feita no YouTube.
Em abril do ano passado o Quixeramobim sangrou depois de 12 anos. O intervalo de mais de uma década com o açude agonizando e passando por períodos delicados, trouxe períodos delicados para Quixeramobim. Mas no dia da sangria a parede do açude ficou lotada, e o clima na cidade mais se parecia com a de uma final de copa do mundo.