Chuvas diminuem mas número de açudes sangrando aumenta e total chega a 23

compartilhar no:
Barragem do Germinal, uma das que estão sangrando no Ceará (Foto: Cogerh)

Ao passo em que a quantidade de chuvas diminuiu visivelmente em todo o Ceará, o número de açudes sangrando continua aumentando. Já são 23 reservatórios vertendo água. No início da semana, eram apenas 20.

As informações são do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh). Os açudes Frios e Jerimum, ambos da bacia do Curu, foram os últimos a atingir a capacidade máxima.

O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 42,6% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%. As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.

Muito embora os açudes estejam sangrando, o quantitativo de chuvas passou a retroceder. É algo que o cearense consegue perceber a olho nú, sem precisar de números de previsões meteorológicas, os dias chovendo diminuíram mesmo.

E a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) reforça essa percepção. O órgão disse que o Ceará deve seguir registrando chuvas isoladas em todas as macrorregiões até o próximo sábado (23), pelo menos. Para o sexta (22) e o sábado, a teência é que todas as regiões recebam registros pontuais.

As precipitações esperadas para os próximos dias seguem sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que hoje encontra-se localizada em torno de 2°S. Além do principal sistema indutor de chuvas nesta época do ano, efeitos locais como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevada, colaboram para registros.