Ceará começa semana do dia de São José com 20 açudes sangrando

compartilhar no:
Um dos açudes que começou a sangrar fica em Caridade, no Sertão Central (Foto: reprodução Cogerh)

Subiu para 20 a quantidade de açudes monitorados pela Cogerh sangrando no Ceará. Os dados são da manhã desta segunda-feira (18). Outros doze reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.

Os açudes Diamantino II, em Marco, e o São Domingos, em Caridade, sangraram na manhã desta segunda-feira (18). Estão sangrando ainda os seguintes reservatórios: Diamantino II, São Domingos, Sobral, Quandú, Acaraú Mirim, Arrebita, Caldeirões, Cauhipe, Forquilha, Gerardo Atimbone, Germinal, Itaúna, Patos, Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Aracatiaçu, São Pedro Timbaúba, São Vicente, Tucunduba, Tijuquinha e Gangorra.

O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 42% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%. As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.

Dos reservatórios vertendo, somente o Caldeirões e o São Domingos não pertencem às bacias mais ao norte do estado.

Por outro lado, as regiões hidrográficas do Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús seguem em alerta, com volumes abaixo de 30% da capacidade. Outros 42 açudes seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade.