Ceará: 11 açudes já estão sangrando e outros cinco estão perto de sangrar

compartilhar no:
Açude no município de Forquilha, que começou a sangrar na última semana de fevereiro (Foto: reprodução)

O mês de março chega com uma boa notícia aos cearenses: 11 açudes já estão sangrando no estado. Outros cinco estão com uma cota de armazenamento superior a 90% do total, indicando que também podem sangrar a qualquer momento.

As informações são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e compreende os dados atualizados até a noite deste domingo (3). A maioria dos reservatórios está localizada na região Norte do estado, e um faz parte do Maciço de Baturité.

Os açudes que começaram a sangrar desde o último fim de semana são o São Vicente, em Santana do Acaraú; o Caldeirões, em Saboeiro; o Itaúna, em Granja e o Cauípe, em Caucaia.

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 25% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 50%. Já o Banabuiú se encontra com 37%.

Nos últimos dias a população de Quixeramobim, no Sertão Central, voltou a criar expectativa em torno do início da sangria do açude. O reservatório atingiu a cota máxima no ano passado, promovendo um verdadeiro espetáculo de águas depois de 11 anos. O açude tem recebido uma boa recarga d’água e, de acordo com as informações da Cogerh, resta pouco mais de um metro para atingir cota de sangria.