Região Central: Um município do Sertão Central, reconhecido pelo seu potencial em geração de emprego e renda, elenca agora um triste ranking de 2023: Senador Pompeu foi o segundo município de todo o Ceará, que mais demitiu pessoas de carteira assinada.
Os dados podem ser confirmados através do novo balanço divulgado pelo Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged). O levantamento considera o balanço entre admissões e demissões durante todo o ano passado.
Conforme o Caged, em 2023 Senador Pompeu abriu 579 vagas de emprego, mas desligou 1.227 funcionários que antes trabalhavam com carteira assinada. O saldo foi de 648 mais deligamentos do que novas vagas abertas. O município é um polo de fábrica do setor calçadista, onde a rotatividade de novas vagas é comum.
Senador fica atrás somente de Pentecoste, a cidade do Ceará que mais teve demissões em 2023: foram 935 pessoas sem vínculo empregatício. No top dez dos municípios com mais demissões, nenhuma outra cidade do Sertão Central aparece na lista.
No outro extremo deste dado, estão as cidades que mais empregaram. Além da Capital, que figura no primeiro lugar com a criação de 28.221 novas oportunidades, aparece Maracanaú, Juazeiro do Norte e Eusébio, com 2.407, 2.400 e 2.136 mil vagas criadas, respectivamente.