Câmara de Quixadá aprova moção de repúdio contra Lula ao comparar ação de Israel com o Holocausto

compartilhar no:
Moção de repúdio foi votada na sessão desta quarta-feira (28) (foto: assessoria CMQ)

Quixadá: Por 9 votos a favor e 6 contra os vereadores da Câmara Municipal de Quixadá aprovaram, em sessão ordinária ocorrida nesta quarta-feira, 28, uma moção de repúdio contra uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que remete a comparação entre a ação do exército de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto.

O petista comparou a operação militar israelense na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista – o Holocausto.

O autor da moção foi do vereador Nazimar Nogueira. Para ele, a fala do presidente é indigna e não representa o pensamento do povo brasileiro. Na sua opinião, “Lula deveria ter fez um discurso pregando a paz, mas preferiu defender um lado, que inclusive é de um grupo terrorista”, se referindo ao Hamas. O parlamentar questionou a ausência de uma posição do presidente Lula no tocante aos casos de abusos sexuais e tráfico de crianças na Ilha de Marajó, no Pará.

Outros vereadores acompanham a fala do colega, como Renê Matias, Cida Bezerra, Cabo Marlin, Jackson Perigoso e Louro da Juatama, que votaram a favor, além de Jessica Severo, Zé Rogério e César Filho.

A oposição votou contra a moção de repúdio. Dênis Dutra, Neto do Custódio, Rosa Buriti e Iranildo Bacurim. Para ele, houve distorção da fala do petista e que Lula não teria feito comparação com o Holocausto. O vereador Guto da Glaudiesel acompanhou e votou contra. Darlan Piaba se ausentou do plenário.

O presidente Lula voltou a criticar Israel e disse que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu quer “efetivamente” acabar com os palestinos na Faixa de Gaza.

O grupo extremista Hamas disse no domingo, 18, que “aprecia” a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra contra Israel.