Águas do São Francisco são liberadas para o Ceará e seguem até o Açude Castanhão

compartilhar no:
Águas do São Francisco são liberadas para o Ceará e seguem até o Açude Castanhão. Foto: divulgação

As águas da Transposição do Rio São Francisco chegaram nesta sexta-feira (16) à barragem de Jati, no Cariri cearense, em uma vazão de 6,5m³ por segundo e seguem pelos 53km do trecho emergencial do Cinturão das Águas (CAC). A medida, estratégica diante do cenário de chuvas abaixo da média no estado do Ceará, foi solicitada pelo governador Elmano de Freitas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Com a chegada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), liberou, ainda nesta sexta-feira (16), uma vazão para o Açude Castanhão. A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do CAC, localizada no município de Missão Velha.

A partir do acionamento da comporta, as águas percorrerão um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, garante que a previsão é que o desague no Castanhão aconteça em até 20 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses. “A transferência de água representará um aumento na garantia hídrica humana da Região Metropolitana de Fortaleza, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe”, informa.