Quixadá: Vai chover este ano? Quando o inverno vai começar? Quando dezembro desponta e traz para janeiro, o verde que começa a mudar a cor das serras, e o tempo lilás que altera a cor do céu, o sertanejo logo se pergunta: a chuva vem?
A pergunta, que pode parecer impossível para alguém comum, é o que move anualmente homens e mulheres do sertão: são os Profetas da Chuva. As previsões deles para este ano, estão marcadas para o próximo dia 13 de janeiro.
O encontro, que reúne anualmente profetas de cidades do Sertão Central e convidados de todo o Ceará, vai acontecer no Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus de Quixadá. Será a 28ª edição do evento.
Este ano o Encontro também vai comemorar o Dia Estadual dos Profetas da Chuva, data que foi votada pela Assembleia Legislativa do Ceará no ano passado, e que após aprovado, será celebrado no segundo sábado de janeiro de cada ano.
A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) ainda não deu detalhes da realização do encontro este ano.
Considerado o maior encontro desse gênero no País, o Encontro dos Profetas da Chuva marca o início do calendário de eventos da cultura cearense no Sertão Centra. O Encontro promove um saber que vem da mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação, que nasce do convívio diário em meio à natureza.
O resultado dessa experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.