Grupos opositores enfrentam dificuldades de pré-candidatos “fortes” em Banabuiú, Choró e Quixadá

compartilhar no:
O eleitorado só vai sentir o clima eleitoral após o Carnaval (Foto: divulgação)

Eleições 2024: No dia 06 de outubro, eleitores brasileiros voltam as urnas para a escolha de prefeitos e vereadores de todos os 5.568 municípios. Faltando apenas 259 dias ou menos de 9 meses, pretensos candidatos já fazem pré-campanha com eventos ou reuniões, na região Central não é diferente dos 184 municípios cearenses.

Para analistas da política, apesar o curto prazo das Eleições, o eleitorado só vai sentir o clima eleitoral após o Carnaval, em que os grupos políticos devem verdadeiramente nomes ao pleito. Em Banabuiú, o atual prefeito Edinho Nobre(PDT) que estar em seu segundo mandato buscará eleger seu sucessor. O secretário de Planejamento Marcílio Coelho é o escolhido pelo grupo governista.

A vereadora Vilene Nobre deve também concorrer, mas ainda não lançou sua pré-candidatura. O grupo do ex-prefeito Veridiano Sales até o momento não oficializou um nome para as Eleições. Há quem diga que Vilene e o ex-prefeito façam um acordo.

Marcondes Jucá (PT), prefeito do Choró no seu segundo mandato, já oficializou o nome do empresário Bebeto Queiroz. O empresário Cabeça do Choró, que era líder da oposição desistiu ao declarar aliança com Queiroz. A briga será pela indicação da vice. Marcondes quer o sobrinho Bruno Jucá e nos bastidores dizem que Cabeça não renuncia à indicação. A oposição lançará radialista Rogério Patrício.

Em Quixadá, o prefeito Ricardo Silveira(PSD) busca sua reeleição, mas o principal grupo da oposição ainda sem um nome certo, se o ex-prefeito Ilário (PT) o filho Victor Marques. A outra via, oficializou o nome do advogado Sérgio Onofre (UB), no entanto, as conversas de bastidores falam em possível aliança entre Onofre na vice do PT.

Cirilo Pimenta(PDT) também tentará sua reeleição e o quinto mandato como prefeito de Quixeramobim. O PT deve lançar o nome de Paulo Ferreira, atual Superintendência de Obras Hidráulicas-Sohidra no governo Elmano Freitas. O deputado federal Guimaraes é o padrinho da candidatura e devem trabalhar para ter o apoio dos principais nomes petistas, como Camilo e Elmano.