Francimones Rolim é nomeada secretária de saúde de Quixadá; é 3º nome em quatro anos de gestão

compartilhar no:
Francimones é enfermeira formada na Paraíba (Foto: TV News Cariri)

Quixadá: A enfermeira Francimones Rolim Albuquerque é a nova secretária de saúde de Quixadá. A nomeação feita pelo prefeito Ricardo Silveira foi oficializada no Diário Oficial dos Municípios de ontem (sexta-feira, 12), mas Francimones estava nomeada desde o último dia nove deste mês.

Francimones Rolim é enfermeira formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É especialista em Saúde Pública e já passou pelas secretarias de saúde de Saboeiro, Jaguaribara, Jaguaribe, Juazeiro do Norte e Cajazeiras (PB).

Terceiro nome da gestão

Francismones Rolin é a terceira aposta de Ricardo Silveira para a saúde nos seus quatro primeiros anos de gestão. Sua chegada revela uma informação que poucos sabiam: a saída de Lady Mota. Para evitar desgastes na gestão a equipe de Ricardo Silveira tratou da exoneração de Mota como uma informação confidencial. Apesar de ter deixado o cargo desde dezembro de 2023, o nome e os dados dela ainda permaneciam até ontem no portal da Prefeitura de Quixadá.

Só mesmo quem leu o Diário Oficial dos Municípios percebeu a dança das cadeiras que existiu neste período. No dia primeiro de dezembro do ano passado Lorena Amorim foi exonerada da Chefia de Gabinete e nomeada para assumir inteirinamente a pasta da saúde, função que ocupou até o dia nove deste mês quando foi exonerada. No período em que esteve ausente do gabinete, a caneta que era de Lorena ficou com Elysa Kayane Aragão.

Desafios e política

Na gestão de Quixadá, a nova secretária viverá dois desafios: o primeiro será de dar continuidade às políticas de saúde municipais, o que deverá se dar de forma muito natural a julgar pelo seu currículo. O segundo e o mais espinhoso, é apaziguar o ânimo na pasta e alavancara imagem dela, que é vendida pela oposição de Silveira como se estivesse em retalhos no julgamento da população.

Ilário, o então vice, João Paulo, e sua ex-secretária de saúde, Juliana Câmara, em 2017 (Foto: arquivo RC)

Historicamente, grande parte (senão a maioria) dos profissionais da saúde de Quixadá, são partidariamente favoráveis às políticas petistas do ex-prefeito Ilário Marques. Essa relação, acredita-se, pode ter comprometido o rendimento dos trabalhos quando Ricardo Silveira assumiu o comando da prefeitura. Sendo simpatizantes de Ilário, era como se ao trabalhar com os Silveiras, os profissionais estivessem traindo o seu ídolo.

A saúde foi uma das últimas secretarias nomeadas por Ricardo em 2020, durante a fase de transição. Benedita Oliveira, que morreu em 2023, chegou para tentar alterar o cenário, mas não conseguiu. Era considerada de jeito tão leve, que por vezes lhe faltava pulso para resolver os problemas, na avaliação da gestão. Em seis de janeiro de 2022, Lady Mota chegava para tentar alterar essa realidade, mas sai sem ter conseguido muito.

Ricardo sempre se preocupou com a imagem da secretaria de saúde porque sendo médico por formação, sabe que ela reflete intimamente na sua imagem. Como um prefeito que é médico, pode ter uma gestão com uma saúde ruim? internamente, fontes garantem que essa sempre foi uma de suas principais preocupações, e Francismones chega para garantir uma resposta de alívio num ano que, para Ricardo, será extremamente necessário. Afinal, na política, saúde é um carro-chefe de qualquer campanha.