‘Enem dos concursos’: Quixadá e outras sete cidades do Ceará terão provas; veja taxas de inscrição

compartilhar no:
Provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em 220 cidades brasileiras. Foto: divulgação

Oito cidades do Ceará terão Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos concursos”. As inscrições começam no próximo dia 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro, no site do governo federal. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio.

O governo federal detalhou na tarde desta quarta-feira (10) como será o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos concursos”. Entre as novidades anunciadas, está o aumento do número de cidades em que as provas serão realizadas, que subiu para 220.

Também foram divulgados os editais, os valores das taxas de inscrição, que começa no próximo dia 19, e como serão aplicadas as provas, em 5 de maio.

Os municípios agraciados são os seguintes:

Fortaleza
Maracanaú
Caucaia
Sobral
Quixadá
Crateús
Iguatu
Juazeiro do Norte

Estão em jogo 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal. Com uma única taxa de inscrição, o candidato pode concorrer a vários cargos dentro da mesma área de atuação.

EDITAIS – Os editais do concurso saíram no começo da noite, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.

São oito documentos – um para cada bloco temático (área de atuação):

Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas
Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
Nível Intermediário (692 vagas)

QUANTO CUSTA A INSCRIÇÃO – Os valores das taxas de inscrição são R$ 60, para concorrer a cargos de nível médio, e R$ 90, para os de nível superior.

Poderão pedir isenção da taxa inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies.

ARA QUAL ÁREA CONCORRER – Os candidatos vão pagar uma única taxa para concorrer a quantas vagas quiserem em diferentes órgãos federais, desde que dentro de uma mesma área de atuação (o chamado “bloco temático”).

Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Nos cargos da Funai, 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.

COMO SE INSCREVER – As inscrições começam no próximo dia 19 e serão apenas pelo site do governo federal. O candidato precisa ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze).

Ele deverá escolher em qual bloco temático quer se inscrever e, depois, a quais cargos. Em seguida, ordenar a sua preferência entre os cargos e as especialidades.

Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático no momento da inscrição. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato.

APLICAÇÃO DAS PROVAS – O governo diz que se inspirou no Enem para fazer o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas no dia 5 de maio, em dois turnos:

Matutino (2h30 de prova):

nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
nível médio: provas objetivas (40 questões).
As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.
Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.

LOCAIS DE PROVA – Foram anunciadas mais três cidades onde as provas serão aplicadas: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). Ao todo, serão 5.141 locais de aplicação.

“Essas três são cidades que foram muito questionadas depois que divulgamos a última lista (com as localidades)”, disse a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Com isso, 94% dos brasileiros estão a até 100 km de um local de prova, completou a ministra.

A ideia do “superconcurso”, segundo ela, é ter um serviço público “com a cara do Brasil”. E o fato de que a maioria das provas federais acontecia em Brasília prejudicava a participação de pessoas de outras regiões, segundo Dweck.

Cronograma
Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
Aplicação das provas: 05/05/2024
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

Canal de dúvidas
O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

 

Com informações do G1