Eleições 2024: PT confirma candidatos em Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Canindé

compartilhar no:
Elmano, Cirilo e Ricardo Silveira, entre outros políticos, durante evento religioso em Quixadá em 2022 (Foto: reprodução)

Região Central: o Partido dos Trabalhadores (PT) começou a mover as primeiras peças do tabuleiro político de 2024, para eleger e/ou reeleger prefeitos nos municípios cearenses. E no Sertão Central quatro municípios já sabem que terão candidaturas petistas.

Essa primeira deliberação veio depois de uma reunião entre a diretoria do Partido. De acordo com Antônio Filho, o Conin, presidente do PT no Ceará, foi quem confirmou o número. Qualquer cifra que indique algo maior do que esse número, é balela ou ainda é algo incerto, por definir.

Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Canindé são os quatro municípios da região Central onde, já está definido, terão candidatos. Em todo o Ceará, deverão ser 50 municípios que terão candidatura petista para concorrer às prefeituras. Essa é a previsão, definido mesmo até agora são 38 cidades.

Os olhos de Conin brilham, principalmente, para os municípios estratégicos do estado, e por onde já passaram prefeitos petistas, como é o caso de Quixadá, hoje governado por Ricardo Silveira. Para reconquistar o posto, Ilário Marques não deve sair da atual assessoria especial da Presidência, onde está atualmente, mas deverá colocar o nome seu filho na disputa: Victor Marques.

Outra disputa que deve render muita estratégia política é em Quixeramobim, que assim como Quixadá também é estrategicamente importante para a região. Cirilo Pimenta é ligado ao partido do ex-prefeito Roberto Cláudio, que concorreu com Elmano em 2022. O PT quer um candidato próprio na terra de Antônio Conselheiro, o que deve dificultar a reeleição de Cirilo.

“Queremos tarbalhar bem a sucessão e recuperarmos os municípios que já governamos”, disse o presidente do partido, lembrando gestões petistas passadas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crateús, Canindé, Senador Pompeu, Icapuí e Quixadá.

“Você tem ex-prefeitos, lideranças importantes que têm estatura política-eleitoral para a boa disputa neste ano de 2024. A expectativa de crescimento é boa e, talvez, recuperarmos Forgatleza seja o grande símbolo”, apontou o político.