É mesmo possível desmaiar durante uma crise de ansiedade, como aconteceu no BBB?

compartilhar no:
Alane desmaia nos braços co colega de confinamento durante crise de ansiedade (Foto: reprodução TV Globo)

No sábado à noite, Alane, participante do BBB24, desmaiou durante uma conversa tensa com o participante Nizam, 32. Após ser atendida por uma equipe médica, ela se recuperou e retornou ao programa.

Ao abrir a edição da noite, o apresentador Tadeu Schmidt explicou que Alane desmaiou enquanto discutia com Nizam sobre a treta com Vanessa Lopes, devido ao nervosismo. Alane, ao voltar para a casa, compartilhou com outros participantes que o desmaio ocorreu devido a uma crise de ansiedade.

Durante crises ansiosas ou de pânico, os sintomas comuns incluem falta de ar, tremores, sensações de frio ou calor e pensamentos acelerados. Em alguns casos, a tensão pode ser tão intensa a ponto de causar desmaios.

O que diz a neuropsicologia?

Esse fenômeno ocorre devido à liberação de substâncias neuroquímicas, como a adrenalina, durante situações de estresse intenso. Grandes quantidades dela podem levar a uma diminuição temporária na pressão arterial, resultando em desmaios conhecidos como síncope vasovagal.

A síncope vasovagal ocorre devido a uma reação exacerbada do nervo vasovagal, parte do sistema parassimpático responsável pela regulação circulatória. Devido à natureza autonômica da reação, é difícil evitar o desmaio durante uma crise de ansiedade.

No entanto, desviar o foco do estressor, interromper a discussão, mudar de ambiente, praticar técnicas de respiração e relaxamento, e, em algumas situações, deitar com as pernas mais elevadas que a cabeça, podem ser estratégias para evitar desmaios.