Açude Pedras Branca tem o melhor nível de acumulado para um mês de janeiro desde 2015

compartilhar no:
Reservatório que abastece quixadá teve bons aportes (Foto: Neném da Pedras Brancas/arquivo pessoal)

Região Central: Responsável pelo abastecimento de Quixadá, o açude Pedras Branca está em um nível como jamais visto em quase uma década. De acordo com o levantamento feito pelo Revista Central é o melhor acumulado em um mês de janeiro, nos últimos nove anos.

Os dados foram confirmados pelo RC com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Até a última quarta-feira (24), data em que essa reportagem foi fechada, o Pedras Brancas acumulava 116,23 metros de água, o equivalente a 14,60% de sua capacidade total.

Este valor é o melhor desde 2015. Naquele ano, neste mesmo dia, o açude tinha um total de 117,92 metros de água, um armazenamento de 21,02%. Conforme o levantamento do RC, desde 2015 o índice de acumulado só caía.

Foi somente no ano passado, graças ao bm volume de chuvas naquela região, que o Pedras Branca conseguiu se reerguer, e teve sua cota de armazenamento elevada a um nível mais confortável, que garante o abastecimento humano no município por, pelo menos, mais um ano.

O mês de janeiro é utilizado como uma métrica importante na contabilização do volume de açudes, porque é o mês que antecede o início da quadra chuvosa do Ceará. Dependendo desse período de precipitações e do diagnóstico do açude neste período, a situação pode piorar ou ficar relativamente tranquila.

Entre 2015 a 2014 o Pedras Branca chegou a níveis agonizantes nos meses de janeiro, inclusive em outros meses do ano. Entre 2021 e 2023, quando o açude já estava numa situção delicada e o inverno foi ruim, essa condição se agravou. Mas agora há uma esperança de que, por menor que sejam as chuvas de fevereiro a maio, o reservatório tem uma quantidade minimamente suficiente para garantir o abastecimento da população.