Desde muito cedo, todos nós somos ensinados que a alimentação é um pilar de uma vida boa e saudável. Aprendemos que as frutas e verduras fazem para a saúde e nos previnem de engordar e ingerir certas substâncias que podem nos trazer muitos problemas a médio e longo prazo.
Você já ouviu falar que a aparência dos alimentos é igual aos alimentos que eles curam? Abaixo mostramos uma lista que mostra 10 alimentos e suas semelhanças com as partes dos corpos para as quais fornecem nutrientes, com comprovações de especialistas, conforme divulgado na tradicional revista feminina norte-americana Woman’s Day.
Cenoura para os olhos
Se você cortar uma cenoura ao meio transversalmente poderá ver como ela é semelhante aos nossos olhos. Além disso, também poderá perceber um padrão de linhas que parecem muito a pupila e a íris. E comer cenoura realmente pode deixar os nossos olhos mais saudáveis, de acordo com Sasson Moulavi, MD, diretor médico dos Smart for Life Weight Management Centers em Boca Raton, Flórida. Ele diz que: “As cenouras estão cheias de vitaminas e antioxidantes, como o beta-caroteno, que diminuem a chance de degeneração macular, a principal causa de perda de visão em pessoas idosas.” Muito interessante.
Noz para o cérebro
As nozes têm padrão de rugas que muito se assemelham ao nosso cérebro, além do seu formato, que parece ser dividido em duas partes, assim como esse órgão, onde encontramos os hemisférios esquerdo e direito. O apelido que as nozes recebem de “alimento para o cérebro” possuem um fundamento. A nutricionista da Focus28 Diet, Lisa Avellino, afirma que “elas têm um conteúdo muito alto de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a apoiar a função cerebral”.
Aipo para os ossos
Os caules longos e magros de aipo se assemelham aos nossos ossos, e eles também são muito bons para essa parte tão importante de nossos corpos. “O aipo é uma ótima fonte de silício, que faz parte da estrutura molecular que dá força aos ossos”, diz o Dr. Moulavi. E ainda ressalta uma outra ligação interessante entre os dois: “Os ossos têm 23% de sódio e o aipo também.”
Abacate para o útero
O abacate tem uma forma particular e lâmpada que se prestarmos atenção lembra muito um útero humano, e o mais interessante é que ele pode ser um grande aliado para a saúde reprodutiva. Elizabeth Somer, nutricionista e autora de Eat Your Way to Happiness diz que “o abacate é uma boa fonte de ácido fólico”, e que “foi descoberto que o ácido fólico reduz o risco de displasia cervical, que é uma condição pré-cancerosa”.
Toranja para os seios
A toranja, ou como também é conhecida, grapefruit são bastante semelhantes aos seios e trazem benefícios especiais para essa parte especial do corpo feminino. “Toranja contém substâncias chamadas limonoides, que demonstraram inibir o desenvolvimento de câncer em animais de laboratório e em células mamárias humanas”, afirmou o Dr. Moulavi.
Tomate para o coração
Se você cortar um tomate em fatias facilmente notará que ele se assemelham muito ao coração em sua estrutura, e o mais interessante é que ele é muito bom para a saúde desse órgão tão importante para todos nós. “Estudos descobriram que, devido ao licopeno nos tomates, há um risco reduzido de doença cardíaca em homens e mulheres que os comem”, diz Elizabeth Somer. Ela complementou dizendo que se misturarmos os tomates com um pouco de gordura, como azeite ou abacate, aumentará quase dez vezes a absorção de licopeno do seu corpo.
Vinho para o sangue
O vinho tinto é muito similar ao nosso sangue, apesar de ser um pouco menos grosso. No entanto, isso não impede que ele seja de grande importância. Este tipo de vinho é rico em antioxidantes e polifenois, incluindo o poderoso resveratrol, e são ótimos para manter nosso sangue puro, conforme explica Somer: “Quando você bebe (o vinho tinto), você está realmente carregando coisas saudáveis que protegem contra coisas destrutivas no sangue, como o colesterol LDL, que pode causar doenças cardíacas”, diz Somer, e continua: “há também um composto que afina o sangue no vinho tinto, por isso reduz os coágulos sanguíneos, que estão associados a derrame e doenças cardíacas.”
Gengibre para o estômago
O gengibre, que em muitos formatos pode se assemelhar bastante ao estômago tem um poderoso efeito contra as náuseas. Se você já tomou um copo de gengibre com água quando estava com enjoo no estomago sabe muito bem disso, e seus efeitos são comprovados cientificamente. Segundo o Dr. Moulavi, “o gingerol, que é o ingrediente responsável pelo aroma e sabor picantes do gengibre, está listado no banco de dados de fitoquímicos do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), como tendo a capacidade de prevenir náuseas e vômitos”.
Batata Doce para Pâncreas
A batata-doce de formato oblongo tem uma grande semelhança com o pâncreas e traz benefícios muito legais para esse órgão, de acordo com Somer: “A batata doce é rica em betacaroteno, que é um potente antioxidante que protege todos os tecidos do corpo, incluindo o pâncreas, contra danos associados ao câncer ou ao envelhecimento”, diz Somer.
Texto originalmente escrito por Luiza Fletcher, publicado no site O Segredo