MPCE recomenda que prefeitura de Jaguaretama intensifique fiscalização contra paredões de som

compartilhar no:
Órgãos públicos de segurança tem dez dias para responder ao MPCE (foto: arquivo RC)

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Jaguaretama, recomendou nesta segunda-feira (18/12) que a gestão municipal, órgãos de segurança e de fiscalização intensifiquem fiscalização contra poluição sonora e coíbam uso de “paredões de som” no município.

A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Jailton Felipe da Silva a partir de reclamações sobre o uso abusivo de equipamentos de som em residências, casas de shows, bares, restaurantes, quiosques e em veículos automotivos.

O MPCE orienta ainda que Prefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil façam blitz em locais e momentos de maior incidência de poluição sonora. Os órgãos de fiscalização ambiental municipal e estadual são orientados a cumprirem suas atribuições no enfrentamento ao problema em Jaguaretama. Proprietários de restaurantes, bares ou locais com música ao vivo devem fixar informes sobre a proibição de “paredões de som”.

O MP Estadual recomenda aos comandantes da Polícia Militar de Jaguaretama (Companhias de Polícia Comum e Ambiental), que atendam às notificações de práticas de poluição sonora, busquem colaboração com órgãos que exercem o poder de polícia e adotem as devidas providências para encaminhar o infrator para a Delegacia de Polícia Civil. Se a medição do nível de som estiver acima do permitido, deve ser lavrado Auto de Prisão em Flagrante. Já o material apreendido só poderá ser devolvido ao proprietário após decisão judicial.

Os órgãos públicos e a gestão municipal têm dez dias para responder ao MP sobre o acatamento ou não da recomendação.