Seja a olho nú, seja por vídeos feito por pessoas que flagraram o fenômeno, muita gente viu o rastro luminoso no céu na noite da última sexta-feira (22). Sobraram versões para tentar explicar o que pode ter acontecido, entre elas, a de que seria um objeto não identificado.
Mas não se trata de nenhum mistério, na verdade o clarão visto por cearenses no céu na última sexta, é na verdade restos de um foguete lançado pela China em 2018. A informação foi confirmada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).
O fogo surgiu por um fenômeno que a física e a química explicam: quando um objeto entra na atmosfera, dependendo do ângulo de entrada do objeto, pode fazer com que ele atinja uma temperatura altíssima e fique incandescente. Se for material combustível pega fogo mesmo. Sendo restos de um foguete, pode ser que o material seja metal, o que facilita a combustão.
Logo que o clarão foi visto e filmado por internautas, os vídeos se espalhara e houve até versões que disseram que seria um objeto voador não identificado. Outras pessoas chegaram a dizer que seria uma chuva de meteoros, mas a Bramon esclareceu o assunto: eram restos de um foguete.
Na semana passada, a chuva de meteoros Gemínidas atingiu seu pico, favorecendo a aparição de “estrelas cadentes”. As melhores condições de observação foram no interior do Ceará.