Quixadá: o juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Quixadá, Welithon Mesquita, visitou dois presídios cearenses para conhecer de perto, a evolução do sistema prisional do estado. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não detalhou quando as visitas ocorreram.
Welithon foi recebido pelo secretário da SAP, Mauro Albuquerque. A comitiva visitou a Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5) e a Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF).
“Após a visita, pude perceber que temos dois sistemas carcerários. Um antes do Mauro Albuquerque e um após a sua gestão. E o que eu vi foi um enorme portfólio de serviços. Nem a sociedade e nem mesmo os juízes das execuções criminais , que são muitos, têm a dimensão desses serviços”, disse o juiz da Comarca de Quixadá.
Ao longo de anos de parceria, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e a Comarca de Quixadá, desenvolveram uma série de ações de melhorias e revitalização no município. A iniciativa tem como objetivo praticar a reinserção social por meio do trabalho para os internos e egressos do sistema prisional do Ceará.
Uma das ações consiste na inauguração da nova sede de unidade de monitoramento eletrônico de pessoas e alternativas penais. A sede melhora as ações do sistema penitenciário e fortalece a política de alternativas penais no interior.
Além disso, os internos da Unidade Prisional de Quixadá promoveram uma série de obras de revitalização em áreas internas e externas de espaços públicos e instituições de ensino. O trabalho consiste em uma ação permanente da SAP que conta com a mão de obra de internos e egressos do sistema prisional. Uma tarefa de força contornada com a participação de 30 homens.