Alerta de perigo por chuvas fortes até sexta-feira (22) inclui cinco municípios do Sertão Central

compartilhar no:
Inmet prevê rajadas de ventos e raios (Foto: @wellington.holanda.944)

Região Central: Cinco municípios do Sertão Central estão numa lista de 57 municípios do Ceará que estão em alerta de perigo. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que nestas cidades, possa ocorrer chuvas fortes e trazer transtornos e prejuízos.

O alerta do Inmet, órgão nacional de meteorologia, é válido até às dez da manhã desta sexta-feira (22), podendo ou não ser renovado. Entre as cidades cearenses inclusas no alerta de perigo estão Deputado Irapuan Pinheiro, Pedra Branca, Mombaça, Solonópole e Piquet Carneiro.

Neste locais, são esperadas chuva que totalizem até 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos com rajadas que podem chegar a até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta orienta à população que, caso chova, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Na manhã desta Quinta a Enel Ceará emitiu uma nota sobre a ocorrência de quedas de energia em algumas cidades. A concersionária disse que as fortes chuvas, acompanhadas de ventos e raios, causaram danos a clientes das regiões Norte, Centro Oeste e Centro Sul, e que trabalha para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.

Além do Ceará, municípios de Alagoas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Minas Gerais e Tocantins também estão dentro da marcação de chuvas com alerta de “perigo”.