Operação contra falsos advogados prende 12 suspeitos no Ceará e outros dois estados

compartilhar no:
Operação contra falsos advogados prende 12 suspeitos no Ceará e outros dois estados — Foto: Polícia Civil/ Reprodução

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Civil realizou uma operação que resultou na prisão de 12 pessoas suspeitas de participarem de uma organização criminosa especializada em criar falsos escritórios de advocacia para aplicar golpes em vários estados brasileiros. A ação, intitulada “Lobo em pele de cordeiro”, cumpriu 20 mandados de prisão e outros 63 mandados de busca e apreensão em Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza, no Ceará; em Guarulhos, São Paulo; e em Curitiba, no Paraná.

As investigações apontam que o grupo tinha como alvo principal vítimas do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A operação conjunta das polícias civis do Ceará e do Paraná visa combater os crimes de estelionato e resultou em 83 ordens judiciais contra a organização criminosa.

Golpes por aplicativos de mensagem

De acordo com as informações obtidas durante as investigações, os criminosos consultavam dados reais de processos jurídicos e entravam em contato com as partes envolvidas para aplicar os golpes. Utilizando aplicativos de mensagens como o WhatsApp, exigiam dinheiro das vítimas sob a justificativa de custos para o andamento dos processos. Além disso, os suspeitos criavam registros falsos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

A ação policial mobilizou mais de 200 policiais civis da PC-CE e ocorreu na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza, marcando um importante passo no combate a organizações criminosas que se aproveitam de artimanhas jurídicas para lesar cidadãos inocentes.