O calor intenso que matou uma fá da cantora americana Taylor Swift no Rio de Janeiro, também pode ser sentido no Ceará cerca de um mês antes. O município de Jaguaribe registrou a maior temperatura do estado no fim de outubro.
De acordo com a plataforma de dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) os termômetros na regiçao do vale jaguaribano, marcaram 41,9°. É muito calor! Os dados também puderam ser confirmados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Barro, na região do Cariri, apareceu em segundo lugar, marcando 40,5°. O município do Sertão Central que registrou a mais alta temperatura de outubro foi Piquet Carneiro, que também foi a terceira maior do estado: 39,2°.
O calor atual acontece por causa do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa cearense, que vai em direção ao oceânico Atlântico Norte, além da ausência de outros sistemas precipitantes, como a predominância do fenômeno El Niño.
De acordo com a Funceme, ao alterar a circulação atmosférica, o evento faz com que aconteça um maior fluxo de ar de cima para baixo, o que colabora para o aumento do calor na superfície.