Idoso de 71 anos suspeito de estuprar enteado autista de 13 anos no Ceará, é preso no Pará

compartilhar no:
As equipes da Polícia do Ceará contaram com o apoio da Polícia do Pará (Foto: reprodução/divulgação)

Uma ação conjunta da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Civil do Pará resultou, na prisão preventiva de um idoso de 71, suspeito de estupro de vulnerável contra o filho da ex-companheira, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além de autista o jovem de 13 anos é também órfão de pai.

A prisão aconteceu na última quarta-feira (8), no município de Igarapé-Açu (PA), e foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará essa semana. As investigações apontaram que o ex-companheiro da mãe do adolescente, se aproveitou da condição de vulnerabilidade da vítima para cometer o crime.

Conforme os investigadores da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), o suspeito morava em Fortaleza mas fugiu da capital cearense quando ficou sabendo da investigação contra ele. Antes de descobrir o trabalho da Polícia, ele convivia maritalmente com a mãe da vítima mas pediu a separação e mudou-se para o estado do Pará quando a irmã da vítima, de 18 anos, desconfiou da violência sexual e prestou a denúncia.

Segundo a Secretaria o crime ocorria desde 2020 e três anos depois veio à tona. O homem sacava um benefício social em uma agência bancária, quando teve o mandado de prisão preventiva cumprido por meio de uma composição da Polícia Civil do Estado do Pará. Ele não resistiu ao cumprimento da ordem judicial, foi colocado à disposição da Justiça e ainda será recambiado para o Estado do Ceará.

* O nome do suspeito não será divulgado para preservar a identificação da vítima.