Evento na Casa de Saberes, em Quixadá, discute política da Lei de Cotas no Brasil

compartilhar no:
A bolsa possui Programação do evento dura toda a semana (Foto: arquivo )

Quixadá: A Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – estão realizando o II EnegreSER – Festival de Cultura, Artes e Afrocearensidades. Este ano terá como tema “Cota não é esmola” e conta com a parceria da (SEIR) Secretaria de Igualdade Racial. O evento será realizado dos dias 20 a 25 de novembro, no município de Quixadá e conta com apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) do IFCE.

O propósito do II Festival EnegreSer é fomentar discussões e reflexões acerca da Política de Cotas Raciais no Brasil. O evento visa proporcionar um espaço para que estudantes, servidores e membros da comunidade externa possam dialogar e expressar suas opiniões por meio das diversas atividades que compõem o programa.

A palestra ministrada por Wanessa Brandão, que atua como coordenadora na Secretaria de Igualdade Racial, abordará temas relacionados às políticas desta pasta, bem como as diretrizes governamentais pertinentes à temática. Na CREDE 12, a programação inclui uma capacitação destinada aos professores da rede pública, com enfoque em discussões sobre cotas raciais, a política de ação afirmativa brasileira e abordagens antirracistas.

No âmbito das artes, estão previstas apresentações que destacam tanto a cultura tradicional quanto a urbana. O evento contará com a participação de Mestre Joaquim Roseno, renomado mestre da cultura popular, juntamente com membros de assentamentos rurais e do quilombo local. Além disso, haverá uma animada roda de samba. O encerramento do festival está agendado para o dia 25, no Quilombo Sítio Veiga.

Confira a programação clicando aqui