Calor aumenta no Sertão Central e umidade do ar entra em fase de perigo potencial

compartilhar no:
Quase todo o Ceará deve ser afetado pela baixa umidaede do ar (Foto: Inmet)

Região Central: Não estranhe se nas próximas horas você sentir que o dia vai estar um pouco mais quente, e começar a ter dificuldades para respirar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial que inclui o Ceará, para a baixa umidade do ar. Todos os municípios do Sertão Central estão sob o alerta.

De acordo com o órgão, a partir das 9h52 da manhã desta sexta-feira (17), a umidade do ar deve variar entre 30% a 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a umidade do ar ideal precisa estar em torno de 60%.

Com a baixa umidade do ar, são frequentes outros sintomas, como tosse, desconforto para respirar, crises de asma, chieira, coriza, irritação no nariz, garganta seca e sensível, sangramento nasal e obstrução das vias respiratórias.

O alerta do órgão nacional é de perigo potencial, o menor dos riscos numa escala meteorológica que vai de um a três. Mesmo assim, os especialistas orientas que a população beba abstante llíquido e evitem fazer atividades de esforço físico nas horas de sol mais intenso. O alerta vale até Pas 22h podendo ser renovado.