Aluno com faca e vazamento de prova: 4.293 candidatos são eliminados no 1° dia de Enem 2023

compartilhar no:
Ministério da Educação faz buscas por meio da PF para saber quem foi o aluno que vazou a prova (Foto: reprodução)

A Polícia Federal foi acionada e está investigando quem é o aluno, que vazou a imagem da prova do Enem contendo a informação sobre o tema da redação. Pelas regras, é proibido usar celular durante a prova. O que já se sabe é que o candidato seria de Pernambuco.

Na imagem que circula nas redes sociais, é possível ver as orientações para a redação. De acordo com o Ministério da Educação o candidato teria divulgado o tema da redação antes mesmo da do conteúdo ser divulgado de forma oficial pelo Mec.

4.293 alunos foram eliminados durante o primeiro dia de provas do Enem 2023 por portar equipamentos eletrônicos, ausenta-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender as orientações dos fiscais.

Um dos candidatos desclassificados foi um homem de 32 anos flagrado portando uma faca, enquanto fazia a prova, em Poços de Caldas, Minas Gerais. De acordo com o Portal Terra, ao ser orientado pela fiscal que teria que passar pelo detector de metais antes de deixar a sala, o rapaz informou que portava uma faca na cintura e voluntariamente a entregou para os seguranças.

De acordo com o Mec o primeiro dia de aplicação do Enem de 2023 registrou ausência média nacional de 28,1%. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano. Ao todo, fizeram o exame 71,9% dos candidatos. A abstenção foi similar à registrada no ano passado (28,3%).