‘Véu de noiva’, cartão-postal de Banabuiú, volta a ser ‘criado’ com liberação de água pela Cogerh

compartilhar no:
A liberação aconteceu na manhã de quinta-feira (19) e vai beneficiar com abastecimento humano 22 comunidades (Foto: Cogerh)

Região Central: A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) reabriu as válvulas dispersoras do açude Arrojado LIsboa, liberando água para a perenização do rio. A ação da Cogerh impacta diretamente no turismo de Banabuiú, pois as válvulas as águas que saem pelas válvulas criam o chamado “Véu de Noiva”.

O Véu de Noiva recebeu esse nome desde a década de 90, e se tornou popular na cidade entre moradores e turistas. Essa semelhança ocorre porque o movimento da água faz lembrar um véu, pelo efeito físico que a faz parecer branca com o reflexo do sol. Por conta de uma manutenção feita pelo órgão nas válvulas, desde 2021 elas estavam fechadas.

A abertura das válvulas aconteceu após operação da Cogerh com instalação de um dispositivo de segurança que garantiu que a válvula fosse operada. Durante o evento o diretor-presidente da Cogerh, Yuri Castro, explicou que a água vai beneficar além das comunidades rurais, a sede do município de Ibicuitinga.

“O dispositivo garante que, ao abrirmos, conseguiremos puxar a válvula de volta, o fechando. É uma abertura emergencial que vai ficar até o DNOCS consertar em definitivo a válvula e as comportas. É muito importante essa liberação, tanto para mais de 30 comunidades rurais quanto para as sedes municipais, que vão desafogar e garantir ainda mais segurança hídrica”.

Numa ação política montada com a presença do deputado De Assiz Diniz, e gestores da Cogerh, como o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, as válvulas foram reabertas num ato solene na quinta-feira (19).

A vazão liberada foi decidida em reunião de alocação negociada participativa de águas, realizada pela Cogerh e Comitê da sub-bacia do Rio Banabuiú com representantes da sociedade civil e de órgãos municipais, estaduais e federais, e vai beneficiar com abastecimento humano 22 comunidades dos municípios de Banabuiú, Jaguaretama e Morada Nova, além da sede do município de Ibicuitinga.