Tronco de duas toneladas tomba durante evento religioso no Ceará e assusta multidão

compartilhar no:
Tronco de duas toneladas tomba durante evento religioso no Ceará e assusta multidão — Foto: Reprodução

Fiéis católicos tiveram um susto durante uma celebração religiosa na cidade de Barbalha, no interior do Ceará, na noite deste último domingo (17). O tradicional pau da bandeira do município tombou quando os fiéis tentaram erguê-lo de frente para a igreja no Bairro da Alegria, em uma celebração a São Vicente de Paulo. Não há relatos de pessoas feridas.

O tronco, que pesa duas toneladas e tem 25 metros de altura, não ficou bem escorado e caiu sobre fiação elétrica dos postes, assustando as pessoas que participação do hasteamento. Um vídeo feito pelos moradores mostra o momento em que os cabos se rompem e geram um clarão.

O pau da bandeira é feito anualmente a partir da derrubada da árvore eucalipto, com autorização do Ibama, e está presente em diversas cerimônias religiosas da cidade de Barbalha.

O tronco é erguido pelos próprios fiéis, com uma técnica rústica e tradicional da região do Cariri, usando cordas e galhos como escoras.

Conforme relato de uma testemunha ao g1, o tronco não ficou bem escorado no buraco feito no solo, caindo logo após ter sido colocado em posição vertical.

Apesar do susto, o pau da bandeira foi erguido novamente, e a cerimônia em homenagem ao santo padroeiro da comunidade continuou.

Com informações do G1