Quatro meses depois da quadra chuvosa, açude Pedras Brancas baixou apenas 2,7%

compartilhar no:
Reservatório é responsável por abastecer Quixadá (Foto: Deyved Viana)

Quixadá: Passado quatro meses após o fim do período chuvoso, a situação Pedras Brancas, responsável pelo abastecimento de Quixadá, é considerada confortável. De acordo com dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o açude tem, atualmente, o equivalente a 18,14% de sua capacidade.

Os dados foram analisados pelo portal Revista Central. No final de maio, fim do último mês da quadra chuvosa que começa em fevereiro, o Pedras Brancas tinha 20,92% de água guardada. Quatro meses se passaram desde então e o açude perdeu apenas 2,78% daquilo que ganhou de água durante a chuvas.

Não se pode dizer que esse índice seja um reflexo somente do uso racional da população. Afinal, há outros fatores que interferem nesse levantamento, como por exemplo o fato de que com a cheia do açude Quixeramobim o Pedras Brancas não abastece mais aquela cidade, com isso, sobra mais água. Mas não se pode negar a parcela da população quanto ao uso mais consciente.

No final de janeiro deste ano, o açude tinha 6,45% de água. Após a quadra chuvosa terminou com um saldo mais de três vezes maior: 20,95%, um dos volumos mais satisfatórios dos últimos três anos. No mesmo perído de quatro meses, compreendido entre inicio de julho (fim da quadra chuvosa), até esta data, o Pedras Brancas se mantém com 18,14%.

Se esse ritmo de consumo na casa dos 2,7% a cada quadrimestre se confirmar, o açude deve chegar no início do período chuvoso de 2024 com cerca de 15% de seu total acumulado. E é bom que seja assim, afinal, os estudos meteorológicos confirmam uma tendência de chuvas abaixo da média no inverno do ano que vem.