Festa de São Francisco, em Canindé, começa neste domingo (4) devendo reunir 1 milhão de fiéis

compartilhar no:
Festejos duram dez dias e tornam Canindé palco da fé franciscana (Foto: Rogério Sales)

Sertões de Canindé: O maior e mais tradicional santuário da fé franciscana do mundo, a cidade de Canindé prepara-se para receber gente dos quatro cantos do País na Festa de São Francisco das Chagas. O evento dura dez dias, começando nestedomingo (24).

De acordo com o Santuário de Canindé, organizador do evento, cerca de um milhão de pessoas são esperados nos dias de programação. Por dia, a instituição religiosa acredita que cerca de 100 mil devotos assistam à missa na Praça dos Bombeiros.

Neste ano, as celebrações seguem até 4 de outubro, com o tema: “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade”. O evento é considerado uma das maiores manifestações religiosas do mundo e atrai milhares de fiéis de todas as partes do Brasil, mas principalmente das regiões Norte e Nordeste.

Marcado por uma programação diversificada que inclui missas, procissões, novenas e atividades sociais, os festejos duram dez dias. A cidade se transforma em um ponto de encontro para devotos que buscam renovar sua fé e agradecer pelas graças alcançadas. As pousadas e meios de hospedagens disponíveis na cidade costumam alcançar sua capacidade máxima de lotação.

A devoção a São Francisco das Chagas, conhecido por sua proteção aos animais e à natureza, remonta ao século XVII. Já a história da festa remonta a 1923, quando os franciscanos chegaram a Canindé e assumiram a Paróquia no dia 26 de março, um domingo de ressurreição.

Um dos costumes que mais emociona durante os festejos é a chegada dos romeiros que vão a pé até o santuário. Os grupos costumam sair de várias cidades do estado, bem antes do dia 4, data em que é comemorado o Dia de São Francisco, para chegar a tempo na cidade. O propósito dessa peregrinação é muito pessoal, enquanto uns vão agradecer, outros vão pedir uma graça.