O egresso do curso de Direito da UniCatólica, Lucas da Mata, foi escolhido com uma Bolsa Chevening do Governo Britânico. Esta é uma conquista notável, pois o programa Chevening é patrocinado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office (Ministério das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento, em português) do governo do Reino Unido, oferecendo uma oportunidade única para estudantes aprimorarem suas habilidades acadêmicas em um mestrado de um ano com todas as despesas pagas, incluindo as taxas de matrícula.
Este ano, um total de 47 brasileiros foram selecionados para o programa e estarão matriculados em diversas universidades do Reino Unido, incluindo instituições de renome como a Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford, London School of Economics and Political Science e, no caso de Lucas, a Universidade de Aberdeen.
Lucas da Mata cursará um Mestrado em Direito de Energia na Universidade de Aberdeen, que é conhecida por sua excelência em pesquisa e ensino na área de energia, particularmente no setor de óleo e gás. Aberdeen é uma cidade da Escócia e está passando por uma transição significativa em direção a fontes de energia renovável, como a energia eólica offshore e o hidrogênio, tornando-a um local ideal para estudar este campo em rápido crescimento.
Lucas, que é natural do interior do Ceará, compartilha seu entusiasmo por essa conquista: “Não tenho palavras para descrever o quão incrível e surreal tem sido para mim saber que fui um dos escolhidos entre os mais de 60.000 candidatos ao redor do mundo. Conheço a Chevening desde o primeiro ano da graduação e, desde então, tenho sonhado em um dia poder dizer que sou parte da rede mais incrível do mundo.”
A história de Lucas serve como um exemplo inspirador de determinação e perseverança. Aluno de escola pública, cursou a graduação em Direito na UniCatólica com bolsa de 100% do ProUni e, segundo ele, mesmo se deparando com muitos obstáculos, nunca desistiu de seus sonhos e demonstrou que, com dedicação e esforço, é possível alcançar grandes conquistas. “É o que sempre digo, o não já temos, agora é correr atrás do sim; e pense num baita SIM esse que consegui”, complementa.
A UniCatólica parabeniza e se orgulha do Lucas por essa conquista excepcional e deseja-lhe muito sucesso em seus estudos na Escócia.