‘Coivara’ fora de controle pode ter provocado incêndio que consumiu cinco hectares em Quixeramobim

compartilhar no:
Corpo de Bombeiros e mais duas autarquias municipais precisaram agir para controlar o fogo (Foto: AMAQUI)

Quixeramobim: Equipes do Corpo de Bombeiros e autarquias locais de Quixeramobim precisaram ser acionados para controlar um grande incêndio, registrado no final da tarde desta sexta-feira (8). O foco começou em um terreno rasteiro por trás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

As labaredas se alastraram rapidamente e logo a vegetação seca, que facilita a propagação das chamas, estavam tomadas pelo fogo. A principal suspeita das equipes do PrevFogo de Quixeramobim é que o incêndio tenha começado por conta de uma coivara, que saiu do controle.

“Acredita-se que o incêndio iniciou a partir de uma coivara que liberou faíscas e fez com que o fogo ultrapassasse a estrada e se alastrasse por uma área aproximada de cinco hectares até o momento”, confirmaram em nota a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Quixeramobim e a Prefeitura do município.

Primeiros a chegarem no local, as equipes da Amaqui acionaram as equipes do Prevfogo, e garantiram o apoio no deslocamento da equipe e na logística para o fornecimento de água para controlar as chamas.

A cortina de fumaça cresceu e chamou atenção da população de Quixeramobim que fizeram registros e espalharam pelas redes sociais, para denunciar a prática de queimadas, responssáveis por provocarem acidentes e prejuízos nesta época do ano.

“A queimada causou uma grande quantidade de fumaça, ocasionando transtornos para a população local. Contudo, com o ágil trabalho das equipes acionadas, os danos causados já estão sendo sanados”, informou a Prefeitura.