Cogerh vistoria obras do projeto Malha D’água em Banabuiú em comitiva com autoridades

compartilhar no:
Equipe acompanhado de representantes dos municípios visitou a obra que está em sua primeira etapa (Fotos: reprodução Cogerh)

Região Central: O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e a Cogerh, representada pelo gerente regional da sub-bacia do Banabuiú, Luis Cesar Pimentel, acompanharam nesta quarta-feira (27) os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Centro Sul (Codessul) em visita as obras do Projeto Malha D’água, no município de Banabuiú.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Solonópole, Banabuiú e Quixadá, além do superintendente de Obras Hidráulicas do Ceará, Paulo Ferreira.

Com o Malha D’água, o Estado vai adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos cearenses, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica.

Sistema vai interligar adultoras na região

A primeira fase do projeto contempla a construção do sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento é de R$ 643,3 milhões, com recursos do Governo do Ceará, obtidos por meio de contrato do Banco Mundial.

A obra é realizada por seções. A 1ª será constituída pela Estação de Tratamento (ETA) e pela captação de água bruta. Da 2ª a 5ª seção serão constituídas pelos trechos do Sistema Adutor dimensionados para os abastecimentos das localidades, com prazos distintos em cada seção. Os primeiros municípios beneficiados com o Projeto Malha D’água serão Banabuiú (sede e Laranjeiras), Jaguaretama (sede) e Solonópole (sede, Assunção, Cangati, Pasta e Prefeita Suely Pinheiro).

Na segunda etapa serão beneficiados Dep. Irapuã Pinheiro (sede, Aurora, Bixio, Betânia, Marotoã e Velame) e Milhã (sede, Baixa Verde, Barra, Carnaubinha, Ipueira, Monte Grave). Na sequência serão beneficiados Piquet Carneiro (sede, Catolé da Pista, Ibicuã e Mulungu), Senador Pompeu (sede, Bonfim, Codiá, Eng. José Lopes e São Joaquim do Salgado), Mombaça (sede e Cangati), Pedra Branca (sede e Mineirolândia) e Quixeramobim (Encantado).

Na última etapa do Projeto, serão beneficiados Mombaça (Açudinho dos Costas, Boa Vista, Carnaúbas, Catolé, Cipó, Manuel Correia, São Gonçalo do Umari e São Vicente), Pedra Branca (Capitão Mor, Santa Cruz do Banabuiú e Tróia) e Tauá (Barra Nova/Bom Jesus).