Asfalto que derreteu no Ceará é de baixa qualidade e ‘suou’ com o calor, explica engenheiro

compartilhar no:
Asfalto mal feito não resiste à temperatura de 39ºC em Santa Quitéria — Foto: Thiago Rodrigues/A Voz de Santa Quitéria

As imagens do asfalto derretido com o calor em Santa Quitéria viralizaram e ganharam o mundo nesta semana, quando os termômetros do município marcaram 39ºC. Outras cidades tiveram temperatura até mais alta, e o asfalto continua intacto, o que despertou a curiosidade de muita gente.

O engenheiro Bruno Brito, que entende de asfalto, explicou como isso aconteceu na cidade de Santa Quitéria, na estrada CE-257, restaurada há apenas quatro meses. O fenômeno pode ser explicado, de forma bem resumida, na baixa qualidade do recapeamento (a “cobertura” da pista).

O material de baixa qualidade sofreu exsudação, que significar o processo de suar. Quando se trata de engenharia, a exsudação se refere a uma película na superfície do pavimento, criando um brilho similar ao de um vidro. A água presente na substância que cobre a pista evaporou até a parte externa, deixando a superfície molhada e mole.

No calor do meio-dia e início da tarde, o recapeamento gruda no pneu dos veículos e sola do sapato de quem cruza a estrada.

Conforme o engenheiro, o asfalto de baixa qualidade de Santa Quitéria possui quantidade excessiva de ligante (uma espécie de “cola” que mantém o asfalto preso à pista) e baixa pressão (trabalho com rolo compressor para “esmaga” o recapeamento na estrada).

“A alta temperatura acaba influenciando na dilatação da pavimentação e assim esse ligante tende a migrar a superfície. E no momento que ele tende a migrar para superfície, ele fica exposto por conta do calor ele fica aparecendo. E tráfego intenso de veículos ajuda a arrancar o asfalto”, explica o engenheiro.

O trecho recapeado tem o estádio municipal e duas escolas de Santa Quitéria, o que deixou o trânsito complicado para quem precisa da CE-257.

“Foi uma obra muito mal feita, visivelmente mal feita, com atraso, colocaram só uma leve camada por cima. É a estrada que vai para Fortaleza, fica na entrada da cidade e tem um tráfego muito grande”, afirmou Thiago Rodrigues, morador de Santa Quitéria.

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) informou que notificou a empresa responsável pelo serviço, concluída há quatro meses. A empresa deverá refazer o trecho (cerca de 150 metros) que está dentro da garantia.

A pasta disse ainda que técnicos foram ao local e constataram que a rodovia apresentou uma “patologia” ocasionada pelo excesso de ligante asfáltico, que não resistiu às altas temperaturas.

Com informações do G1