Um paciente internado há duas semanas no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou o sonho de conhecer dois radialistas de uma emissora de rádio e TV local, em Quixeramobim. O encontro foi proporcionado pela equipe do HRSC através do Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp).
José Augusto dos Santos, de 76 anos, deu entrada na unidade no dia 25 de julho, e, logo nos primeiros dias, disse que seu maior prazer era ouvir rádio. “Na avaliação que fiz, vi que o rádio era algo muito forte. Ele sabe de toda programação, das seis da manhã às seis da noite, o nome dos locutores e dos programas”, diz Jamila Gaspar, terapeuta ocupacional do HRSC.
A equipe notou que o rádio poderia ser um aliado na recuperação do paciente e, para que ele pudesse continuar acompanhando a programação, instalou no celular de um familiar o aplicativo da Rádio Campo Maior, emissora AM que opera em Quixeramobim há 35 anos. Seu Augusto relatou que tem no rádio seu companheiro inseparável na localidade de Oiticica, zona rural de Quixeramobim, onde mora.
Com aniversário comemorado no último dia três de agosto, o paciente teria de presente a realização de um sonho: receber um “alô” na voz dos locutores da Campo Maior. “Eu entrei em contato com a rádio e o pedido dele foi atendido”, detalha Jamila. A equipe gravou em vídeo o momento do chamado, na voz do radialista R. de Castro.
Um sonho realizado
Dias depois, como uma forma de amenizar o desconforto do longo período de internação, o HRSC ampliou a surpresa, entrou em contato com a emissora e trouxe os locutores R. de Castro e Augusto Alves para que o fã da emissora pudesse conhecê-los. Ao reconhecer os radialistas pela voz, José Augusto não conteve a emoção. “Abaixo de Deus, vocês e o pessoal da rádio são as pessoas que me dão alegria”, confessou o paciente.
A visita ocorreu com todos os cuidados vigentes e sob orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Para Elisfabio Duarte, diretor administrativo do HRSC e presidente do Nexp, ações como essa traduzem o olhar humanizado despejado sobre o usuário, desde sua chegada à unidade e durante toda a estadia.
“Essa capacidade de olhar de forma integral para o paciente é um componente de qualidade diferencial que soma o conceito de experiência do paciente, uma vocação de nossas equipes. Foi deles a iniciativa de fazer o ‘algo a mais’, e que marcará sua lembrança do tempo em que esteve sob os cuidados do nosso Hospital”, explica Duarte.
Para o locutor Augusto Alves o encontro foi um misto de emoção e gratidão. “É com esse e tantos outros momentos que cada vez mais tenho certeza do que escolhi para minha vida”. R. de Castro diz que o encontro foi uma experiência única. “Eu fiquei maravilhado, essas coisas mexem com a gente e se foi bom pra nós, que pudemos conhecer essa história do seu Augusto, eu espero que tenha sido muito melhor pra ele”, finaliza.