Influenciadora de 22 anos é presa suspeita de aplicar golpe em pelo menos 30 pessoas

compartilhar no:
A influenciadora Thay Costah tem 114 mil seguidores no Instagram. Foto: Reprodução

A influenciadora digital Thay Costah, de 22 anos, foi presa suspeita de estelionato. Ela estava na casa da mãe dela, em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, quando foi detida na noite dessa quinta-feira (3/8). Levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) aponta que ela teria feito pelo menos 30 vítimas em vários estados. As investigações tiveram início em junho deste ano, após duas vítimas da cidade realizarem denúncias contra a influenciadora.

Thay Costah, segundo a polícia, aproveitava-se das redes sociais, onde soma 114 mil seguidores e ostenta vida de luxo, para vender pacotes de marketing digital, incluindo a oferta de produtos. Além disso, oferecia aulas de mentoria para obter mais seguidores nas redes sociais.

No entanto, não passava de uma farsa. Depois de receber o dinheiro das vítimas, ela não entregava os serviços contratados. As duas denunciantes de Nova Serrana estimam prejuízo de R$ 13 mil.

Considerando as vítimas de outros estados, o valor pode ser ainda maior. Ela também é investigada pela Polícia Civil do Paraná. Há ocorrências contra ela também no Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Algumas pessoas falam em prejuízo superior a R$ 20 mil. Leia: Homem é preso no Barreiro por cometer estelionato amoroso

“Em casos de crime de estelionato, o qual é de ação penal pública condicionada à representação da vítima, a PCMG orienta que o cidadão lesado procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para registrar os fatos e propor a devida representação, como determina a lei”, orienta o delegado Wagner Lino.

O estelionato requer ação penal pública condicionada à representação.

Comunicação falsa de crime

Além da acusação de estelionato, a influenciadora digital também está envolvida em uma ocorrência de comunicação falsa de crime registrada no dia 22 de junho deste ano, em Divinópolis. Ela alegou a policiais militares que a casa dela, no Bairro Catalão, teria sido arrombada e objetos pessoais, furtados.

No entanto, há indícios de que a própria investigada solicitou a retirada de seus pertences da casa.

Investigações
A influenciadora foi levada para o Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas, na mesma região. O inquérito policial, segundo a Polícia Civil, ainda está em andamento. O celular dela será periciado.

 

Com informações da Amanda Quintiliano especial para o EM