Comissão da Cogerh decide liberar água de açude de Solonópole até ano que vem

compartilhar no:
Deliberação definiu que 4 litros de água por segundo vão ser liberados do açude (Foto: Divulgação Cogerh)

Região Central: A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) de Limoeiro do Norte, junto com usuários do reservatório Tigre, promoveu, na última quinta-feira (10) uma reunião para discutir e definir a alocação negociada de água do reservatório, localizado em Solonópoleoperação ocorrerá durante o segundo semestre do ano de 2023, perdurando até a próxima quadra chuvosa.

Durante o evento, a equipe técnica da gerência regional da Cogerh de Limoeiro do Norte apresentou informações detalhadas sobre o estado atual do reservatório. Em 10 de agosto, o açude estava com um volume de 1,190 milhão de metros cúbicos, representando 34,04% de sua capacidade total.

Como resultado da colaboração entre os diversos setores interessados, a vazão média aprovada para a operação 2023.2 foi estabelecida em 4 litros por segundo (4 L/s). Essa vazão será fundamental para suprir o abastecimento das comunidades circunvizinhas ao reservatório e também para atender às necessidades de dessedentação animal na região.

O encontro reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade de Solonópole. Pela Cogerh estavam o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Leandro Nogueira, o Coordenador do Núcleo de Operações, Alexandre Diógenes, e o Apoio do Núcleo de Gestão, Emília Régis.