Apagão teve início por problema na linha de transmissão da Chesf que liga Quixadá a Fortaleza, diz ministro

compartilhar no:
Subestação da Chesf em Quixadá, em foto de 2017 (Foto: Chesf/Divulgação)

Quixadá: O problema que causou o maior apagão do Brasil desde 2009, deixando o Ceará e outros 24 estados do País sem energia, começou na linha de distribuição da Chesf que liga Quixadá a Fortaleza. A informação foi dada no início da noite desta quarta-feira (16) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“O evento zero, que iniciou esse processo, se deu na linha de Quixadá-Fortaleza, no estado do Ceará. Uma linha da Chesf, da Eletrobras. Foi um evento considerado, a princípio, de pequena magnitude”, afirmou Silveira.

Na avaliação do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema (ONS) a linha que liga Quixadá a Capital abriu por uma falha de programação do sistema.

Abrir uma linha, no jargão técnico, significa dizer que aquela linha deixou de receber energia. Como o sistema elétrico do país é interligado, quando isso ocorre ele reconhece como uma falha e desliga, para evitar que a situação se repita em outras linhas e subestações.

O que o ONS quer saber, agora, é porque essa falha ocorreu já que o sistema é considerado altamente responsivo e um dos mais modernos do mundo. “Isso ocasionou uma sequência de eventos, em onda, como se fosse uma coluna de peças de dominó, com N eventos que foram se propagando por diferentes linhas da região Nordeste”, afirmou o ministro.

Uma investigação também não está descartada já que, para os técnicos, esse evento isolado não teria tanta força. “Mais do que nunca, eu acho que é necessária a participação extremamente ativa da Polícia Federal nesse caso, já que o ONS não teve como apontar uma falha técnica que pudesse provocar um evento com a dimensão que teve, com a paralisação da energia no país”, disse Silveira.