‘Sangue doce’: porque algumas pessoas são mais picadas por mosquitos do que outras?

compartilhar no:
Suor, álcool, pele oleosa e tipo sanguíneo estão entre fatores. (Foto: reprodução)

Uma reportagem publicada na última semana no jornal americano The New York Times, tentou responder a uma questão inquietante e pertubadora: porque algumas pessoas têm a impressão de que são picadas com mais frequência por mosquitos, do que outras?

De acordo com o jornal americadno existem várias razões pelas quais algumas pessoas são mais sensíveis às picadas de mosquitos do que outras. No entanto, especialistas identificaram duas principais que podem nos tornar mais estimulantes: aspectos biológicos e comportamentais.

Um dos principais motivos é o cheiro. O seu cheiro, aquele que é só seu e que fica no lençol que você dorme e no travesseiro. Ele é composto por uma combinação de vários cheiros que se juntam e formam o seu. E se você se sente mais rodeado por mosquitos do que outras pessoas, é provável que seu cheiro seja um atrativo para os mosquitos.

Entre as possibilidades está aquela de que algumas pessoas possuem cheiros que os mosquitos estão mais habituados. Conforme pesquisadores, os mosquitos são atraídos pelo sebo, uma substância cerosa e oleosa presente na pele, que a protege da segurança e controla o comportamento que obedeceu ao seu odor característico.

Há estudos que apontem que um tipo de sangue seja o mais ‘doce’ para os mosquitos: o tipo O. Segundo uma pesquisa americana na área de medicina selvagem revelada pelo jornal, os mosquitos parecem se inclinar mais para pessoas com esse tipo sanguíneo.

Já se sabe que mosquitos se sentem atraídos por dióxido de carbono. Então, seu padrão de comportamento e a forma como você respira, por exemplo, pode atrair mais mosquitos. O suor também é um componente dessa lista. Quem sua mais atraia mais insetos.

E se você bebeu no dia anterior e estiver suando muito no dia seguinte, se prepare: também terá mais chance de ser picado mais vezes. O álcool pode alterar a composição química do seu odor corporal, o que pode atrair os mosquitos.