Quixadá: Se ela já é conhecida pela sua grandeza e como uma referência na região do Sertão Central, deve ficar ainda mais fortalecida nos próximos anos por ações e iniciativas do Governo Federal. É que este município está incluído numa lista de seis seletas cidades cearenses que serão prioridade em uma série de investimentos que será feito pela União na região Nordeste.
As ações estão sendo articuladas pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O órgão está construindo o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que reúne estratégias e projetos que buscam fortalecer as vocações econômicas de cada região.
Nesse plano, 52 municípios do Nordeste serão prioridade, sendo alvo de maiores investimentos, ações e programas que impulsionem o desenvolvimento e crescimento. Deste total, seis municípios são do Ceará: Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Danilo Cabral, superintendente da Sudene, esteve no Ceará essa semana e visitou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). Na visita ele adiantou que o PRNDE vai fornecer demandas que serão incluídas no plano nacional de desenvolvimento, elaborado pelo governo Lula e que deve ser finalizado em agosto.
Para impulsionar suas atividades, a Sudene conta com o FDNE e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cujo planejamento é realizado pela Autarquia e pelo BNB. As demandas foram colhidas a partir de uma pesquisa aberta no site da Sudene, para livre resposta da população dos municípios. A lista com as definições só deverá ser divulgada pelo Governo Federal.